quarta-feira, 7 de abril de 2010

assim minha mãe espera .

Quero um filho que não coma carne vermelha, chupe gelo, cheire a menta, leitura freqüente, seja gay, indie e claro, que seja viciado em tic-tac sabor laranja. Mesmo planejando não ter nenhum, se tiver, não irei exigir nada disso do meu filho. Somente que troque algumas vezes de cueca, goste de chá pela tarde e seja um bom ouvinte. Odeio exigências mesmo cobrando o tempo todo das pessoas coisas das quais tenho em sobra, sei que o lado mais pesado da balança do relacionamento é o meu. Já que me engordo de obrigações desabrigadas. Não nasci pra ser acompanhada de algarismos romanos, véus de noivas ou morar na Londres vitoriana. Vejo-me como aquelas trapaceiras que contam dinheiro lambendo a ponta dos dedos, com seus palitos na boca. Habitante de becos imundos. Um pouco da coragem dos suicidas por boas causas e até sinto um prazer por capas de super-heróis. Talvez não seja nada disso, mesmo. Ou talvez ser alguma coisa parecida com estas seja imbecilidade, quem sabe não sou apenas uma menina comum, com pensamentos comuns que vai se formar em Geometria Analítica, Algebra Linear ou Contabilidades? Com um marido fixo, IPTU em dia e com um sobrenome adorável?
Assim minha mãe espera.

16 comentários:

  1. Por que não planeja ter filhos? ._.

    ResponderExcluir
  2. Já parou e pensou sobre como falhas de uma geração provocam grandes problemas nas outras?
    Como a falta da educação sexual causou grande quantidade de gravidez na adolescência, e outras coisas.
    Minha geração teve tanta separações, que já não somos tão próximos de nossa familia. E nossa opinião, nosso jeito não já não vem mais da convivência familiar, vem do colegio e da internet. Esta que serve como pai e mãe.
    No futuro, geração de meus filhos, já não vai mais ter uma familia, e sim um relacionamento feito de obrigações.
    Não quero isso, não quero fazer parte disso.
    Por isso, acho que não terei filhos.

    ResponderExcluir
  3. já te disse que seus textos me impressionam? haahah :D:D
    by: manola!

    ResponderExcluir
  4. Todos os pais querem que nos formemos em Álgebra Linear, tenhamos um esposo(a) fixo, IPTU em dia e um sobrenome adorável.
    É este o relacionamento feito de obrigações ao qual se refere? 'Estude, trabalhe, case-se, forme uma família, crie seus filhos, envelheça, morra'..?

    Para mim, constituir uma família é um dos poucos sentidos da vida.

    E pra você, Camila Damásio, a vida em seu todo, se resume em que?

    ResponderExcluir
  5. Também me refiro a isso quando falo em relacionamneto baseados em obrigações, mas não só com nossos pais. Com amigos, por exemplo. Do qual deixamos de dizer ou não fazer algo por eles, porque existe uma obrigação imaginária. Do qual nos zangamos quando interropem no ssa conversa ou quando comem o ultimo pedaço do nosso chocolate, mesmo sabendo que seriamos capaz de fazer o mesmo.

    -

    A vida pra mim não se resume, primeiramente. Mas acho que se a cortassemos e extraissemos o que tem dentro dela, teria muitos pontos de vistas. Acho que a vida é a única coisa que liga os pontos de vista dos seres humanos.
    Cada um tem seu ponto de vista aqui, essa é a beleza. E eu acho que estamos todos nessa pra dividirmos o que temos, trocarmos e principalmente aprendermos.
    Mas não, não acho que a vida tenha um sentindo ou muito menos ela QUEIRA ter um.

    Você tem um sentindo?

    ResponderExcluir
  6. que sabes tu do futuro?
    estas a ser demasiadamente radical quando diz "já não vai mais ter uma familia", isso não depende somente do seu filho ou da geração em que está inserida.
    Posso dizer que tenho um ótimo relacionamento com os meus pais e tenho absoluta certeza de que foi não dependi da "minha geração" para construir isso. O seu ciclo familiar vai ser o grande influenciador da história.
    Assim como tenho um ótimo relacionamento com os meus pais, tenho amigas que praticamente veem os seus como caixas eletrônico, outras nem com isso pode contar. O seu relacionamento com os seus pais vai depender basicamente no que ele se baseia e não da sua "geração".

    Os pais não estão mais sabendo lidar com os filhos devido ao "modernismo" da galerinha "wanna be", "rebeldes" e afins, levando em conta a geração deles. Logicamente o que você diz faz algum sentido, escola e internet. Mas esses são só o terceiro ou quarto passo. O tempo todo estamos a evitar os pais achando que dessa forma vai ser melhor, evitar o dialogo nunca foi, nunca será a melhor maneira de lidar com as pessoas e seus familiares principalmente. Esse é o problema, FALTA DE DIALOGO, NÃO INTERAÇÃO, MUITA MUITA [b]REBELDIA SE CAUSA[/b].

    ResponderExcluir
  7. ps: desculpa se em algum momento fui grossa e desrespeitei a sua opinião, não foi a intenção.
    :**

    ResponderExcluir
  8. Nem se preocupe quanto a isso, qual outro motivo teria de sair de minhas anotações pra expor alguns dos meus textos se não fosse pra escutar a opinião alheia?
    Pelo o contrário, concordo com o que foi dito e gosto desse tipo de debate pra mudar um pouco meu ponto de vista.
    Sim, o problema é a falta de dialogo mesmo. Evitamos isso ao máximo, só que digo que pode até ser que meu filho não se influencie pela geração do qual foi incluído. Porém, por ter sido dessa geração e vivenciado o que vivencio vou perdendo cada dia mais o perfume do sentimento que damos a família.
    Sei que se quisesse, apenas usaria isso de experiência e fizesse o contrário com meu filho, educando-o investindo em dialogo. No entanto, repito o que foi dito:
    "Que sei sobre futuro?"

    ResponderExcluir
  9. Que bom então :)

    É, é a tendência, que se perca esse perfume.

    Eu, diferentemente de você, morro por não poder ter um filho agora (claro que estou sendo inconsequente, então não leve ao pé da letra), amo crianças, mulheres gravidas, roupinha de bebê e todas as coisas que relacionadas. Quero também poder fazer diferente de muitos dos pais, quero também que o meu filho carregue a esperança que tu não traz em si e que ele passe isso adiante. Pode parecer muito filantrópico para com a sociedade ou qualquer coisa do tipo, mas por ter vivenciado acidentalmente e as vezes não, uma das piores agressões domesticas que é a falta de respeito e de amor,imagino o quanto é doloroso e não quero isso pro meu filho, nem pro filho do filho dele...

    :*

    ResponderExcluir
  10. Desculpe-me a demora pra responder gnt .__. andei meio ocupado.

    Bem, eu só não queria ter um filho agora pq seria impossível sustentar uma família no momento. Mais é a primeira coisa que pretendo fazer depois de estabilizar minha vida financeira, ter um filho *--*

    Eu também tenho um ótimo relacionamento com meus pais, e só percebi a importância que um pai e uma mãe tem em nossa vida à poucos anos atrás

    Acredito que a vida é feita de obrigações, não só com os outros, mais principalmente com nós mesmos, e isso em inúmeros sentidos.

    Quando disse resumir a vida, eu quis dizer: 'Tens um objetivo, um porque pra viver?'.
    Me expressei errado.

    Eu gosto que as coisas tenham sentido, gosto de ter objetivos. Porque achas que a vida não tem nem QUER um sentido?

    Adoro debater, amo ouvir a opnião dos outros (:
    E admiro seus textos ^^

    ResponderExcluir
  11. Antes de mais nada, desculpa pela incrível demora de criar mais um novo texto. é que o tempo nunca obdesse as minhas ordens, rs.

    Obrigações? Talvez seja por isso que não consigo viver direito. Odeio, odeio, odeio obrigações. Por isso que não acho que a vida não quer ter um sentido, porque vai ter que se resumir muito se for se definir em algo.
    Se , na minha opnião, a vida é o ponto que liga todos nós. Seria confuso achar que ela é unicamente algo. Ou até mesmo, inumeramente algo.

    Eu também adoro debater, e obrigada pela sua admiração.

    ResponderExcluir
  12. porque sao tao formais e ficam discutindo sobre o que sabem sobre o futuro e sobre as gerações ? porque nao .. colocam um oculos escuros e um sorriso e saem ao inves de ficar se preocupando em como a vida dos seus filhos vai ser. porque se voce nao tiver vida agora, eles sim nunca vao ter.
    só comentei porque esse 'Comente. comente, comente, comente !' me atraiu muito .-.

    ResponderExcluir
  13. simplesmente pq eu gosto de pensar no futuro, e nem por isso deixo de 'ter minha vida agora'.

    ResponderExcluir
  14. se parar pra pensar nao é bem assim que acontece.nao é bem assim que deveria acontecer.

    ResponderExcluir
  15. ...É isso... Linda a sua coragem de tirar de dentro da alma as SUAS verdades e colocá-las diante de diversos olhares possíveis no mundo virtual. Não nos cabe julgamento de se SUAS verdades são fidedígnas, como também, não cabe julgamento em lugar nenhum, nesta vida.
    O que cabe é te dizer que saboreio a subjetividade com que descreve os acontecimentos do dia-a-dia.

    Dora Marinho - Psicóloga.

    ResponderExcluir

Comente. comente, comente, comente !